Saudosismo 18

A Igreja Católica patrocinou um movimento de chamamento dos jovens nos anos 70 e que se propagou até meados dos anos 80, através de Encontros de Jovens. Em princípio religiosos, esses encontros continham uma carga política muito forte, visto que sua orientação era dada pelas Comunidades Eclesiais de Base, que foram o verdadeiro berço do Partido dos Trabalhadores. Tive a oportunidade de fazer o meu primeiro encontro de jovens no início dos anos 80, numa comunidade que se chamava Santíssima Trindade, em Osasco/SP. O encontro que se desenrolava num fim-de-semana, incluindo a sexta-feira à noite, foi em Pirapora do Bom Jesus/SP, num colégio anexo à paróquia da cidade. Tudo foi muito emocional, tudo muito forte e significativo. Muitas palestras e temas sobre liberdade, fé e política, amizade, valores das coisas, João Batista, Pai e Mãe, Filme da Vida…; ao fim, depois de muitas lágrimas, sorrisos, encontros, aquela vontade de mudar o mundo, aquele desejo de que tudo fosse diferente do que vivíamos em casa, na rua, na vida. Participei de vários encontros, já como palestrista, fundamos outras comunidades, em Campo Limpo/Capital, Bragança Paulista/SP. Vivi um tempo em que a juventude queria dizer algo mais, que as razões que levavam a nascer o Partido dos Trabalhadores eram razões verdadeiras, honestas e de esperança. Estava entrando na faculdade, careca e com toda a minha poesia latente, viva. Tínhamos temas musicais significativos para cada palestra, lembrançinhas idem, almoços e jantares em comunidade, onde todos se viam, todos riam, todos possuíam a felicidade latente, mas que a muitos não acompanhou…lembro-me de todos com muito carinho, inclusive do padre Pedro que nunca perdia a oportunidade de me cerrar um carlton, quando não o maço inteiro.

p.s.: Aproveito o tema e me penitencio. Sim, eu fui a vários comícios do PT na Praça da Sé/SP. Aplaudi o Lula muitas vezes, chorávamos de emoção naqueles comícios, prevendo tudo o que era possível fazer. Mas perdi muito, muito daquilo que eu sempre acreditei fruto do que o PT vem fazendo no governo federal há oito anos. Negociatas, corrupção, ameaça real à democracia…tudo, tudo contrário aquilo porque sempre acreditávamos estar lutando…

Deixe um comentário